[rank_math_breadcrumb]

A Ortopedia é uma especialidade médica com a responsabilidade de diagnosticar, tratar e acompanhar problemas no aparelho motor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. Na verdade, a ortopedia é uma especialidade que trata todas as partes do corpo, pois ele é feito de todos esses tecidos e estruturas.

Qual a função do médico ortopedista?

O médico ortopedista tem como função se preparar para todos os tipos de atendimentos e procedimentos, desde os mais simples, até os mais complexos, como as cirurgias. Para poder fazer a cirurgia é preciso que o médico Ortopedista tenha especialização em cirurgia.

Realizar consultas

O médico Ortopedista pode atender pacientes na clínica onde estiver trabalhando. Primeiro ele precisa avaliar as queixas dos pacientes, o que eles estão sentindo, para só então detectar possíveis problemas, como lesões ou traumas que o paciente possa ter sofrido.

Solicitar exames

Os exames são de grande importância para que o médico Ortopedista possa ter como analisar o quadro clínico do paciente. Portanto, o médico poderá pedir o tipo de exame que ele achar necessário de acordo com cada paciente.

Fornecer diagnósticos

Alguns problemas ortopédicos, são fáceis de serem diagnosticados, no entanto, existem outros que exigem um pouco mais de atenção e cuidado para diagnosticar, nesses casos é necessário fazer exames para um diagnóstico mais preciso.

Prescrever medicamentos

Após o diagnóstico realizado através de exames ou de queixas dos pacientes, o médico Ortopedista pode receitar medicamentos para auxiliar no alívio dos sintomas e cura do problema. Na maioria dos casos um anti-inflamatório é o suficiente para que o paciente melhore.

Indicar tratamentos

A indicação de tratamentos é apenas uma das inúmeras opções de terapia para tratar problemas causados na ortopedia. Há também outros tipos de tratamentos que podem ser recomendados pelo médico ortopedista ao paciente, sempre de acordo com o que ele está sentindo. Como:

  • Fisioterapia;
  • Exercícios Físicos;
  • Atividades físicas direcionadas e específicas.

O Médico Ortopedista pode prescrever o tipo de atividade que o paciente pode ou não fazer, por isso as pessoas que apresentam lesões na coluna, ou que tenham limitações nas articulações necessitam da autorização do médico para praticar determinados esportes ou atividades.

Acompanhamento médico

Nem sempre que uma pessoa procura um ortopedista precisa de medicamentos, apenas o acompanhamento do quadro clínico basta para ter saúde e poder viver de maneira saudável e devolver a qualidade de vida da pessoa.

Os especialistas também podem acompanhar pessoas que sejam propensas a desenvolverem problemas ortopédicos.  O Ortopedista também pode acompanhar os pacientes que apresentam quadros crônicos, como os que possuem artrose, artrite, reumatismo, entre outros.

Quando devo procurar um ortopedista?

O ortopedista deve ser procurado em casos onde o paciente sente dor nos ossos, nos músculos ou nas articulações.

As dores e os sintomas relatados podem ser um sinal de doença ortopédica, ela pode estar no início, como também pode ser uma doença que já está instalada. Outro problema que pode levar a procura do ortopedista é o trauma ósseo, em casos de pancada.

Entre em Contato