Hidrocefalia

[rank_math_breadcrumb]

O cérebro é envolvido por um líquido chamado de líquor ou líquido céfalo-raquidiano (LCR) cujas funções básicas são hidratar e proteger. Este líquido está presente também dentro do cérebro em algumas cavidades que são chamadas de ventrículos. O acúmulo deste líquido dentro dessas cavidades com consequente dilatação dos ventrículos é chamado de hidrocefalia.

Quais são os sintomas?

Nas crianças mais velhas e em adultos, os sintomas incluem:

  • Dor de cabeça
  • Vômitos
  • Dificuldade para enxergar
  • Letargia ou sonolência excessiva

Quais são as causas?

As hidrocefalias podem aparecer na vida intra-uterina (hidrocefalias congênitas) ou podem ser adquiridas ao longo da infância ou fase adulta por uma diversidade de causas. O líquor se acumula nos ventrículos por uma obstrução em alguma via de passagem (hidrocefalia obstrutiva) ou por um desequilíbrio entre a velocidade de produção do LCR e a capacidade de absorção (hidrocefalia comunicante).

Na maioria dos casos a hidrocefalia é tratada com derivações, popularmente conhecidas como válvulas. Estes sistemas são compostos de um cateter que fica em contato com o líquor dentro do ventrículo e está ligado a uma válvula que limita a quantidade de líquido a ser drenado. A outra extremidade do catéter é passada por baixo da pele até uma outra cavidade do corpo que possa receber este líquido, geralmente a cavidade abdominal.

Entre em Contato