A Neurologia é um ramo da medicina que tem por objetivo estudar doenças neurodegenerativas, como por exemplo o Alzheimer, que vem crescendo cada vez mais no Brasil e em outros países.
A Neurologia busca detectar o problema através de exames e diagnósticos por imagens, para depois fazer uso do tratamento e bem estar dos pacientes que desenvolvem doenças neurológicas.
Doenças ocasionadas no cérebro, na medula, nos nervos e músculos são tratadas pelo neurologista, uma vez que ele se dedica a cuidar e tratar doenças que afetam o sistema nervoso.
Condições dos pacientes que são tratadas por um Neurologista
É importante saber que o médico Neurologista não trata depressão, pois muitas pessoas confundem com a área de psiquiatria. Para que vocês possam tirar suas dúvidas, confira abaixo as principais condições de saúde que são tratadas por um Neurologista:
- Lesão ou infecção no cérebro e na medula espinhal;
- Doença de Alzheimer;
- Tumor e hemorragia cerebral;
- Epilepsia;
- Esclerose múltipla;
- Esclerose lateral amiotrófica (ALS ou doença de Lou Gehrig);
- Neuropatia periférica;
- Nervos comprimidos;
- Acidente vascular encefálico;
- Doenças dos nervos e raízes nervosas, como síndrome do túnel do carpo e problemas no disco intervertebral;
- Polineuropatia.
Essas são as doenças em que o médico Neurologista se especializou durante os seus estudos, para proporcionar melhora nas condições de vida dessas pessoas.
Quais os sintomas que podem ser preocupantes?
Existem sintomas que as pessoas devem se preocupar e procurar auxílio com um Médico Neurologista, confira quais são eles:
Tonturas
A tontura pode acontecer de diferentes formas, a tontura e o desequilíbrio. A tontura ou vertigem faz com que a pessoa veja as coisas ao seu redor girando, e o desequilíbrio faz com que a pessoa perca o equilíbrio, não conseguindo ficar de pé.
Dormência ou formigamento
A dormência é comum, quando você fica com uma parte do corpo na mesma posição por um longo período, no entanto, quando a dormência ocorre essa dormência de forma contínua, ou pode ser apenas, em um lado do corpo. Esses sinais podem ser uma indicação de Derrame, e que seja necessário buscar ajuda rapidamente.
Convulsões
Quando ocorrem contraturas súbitas e repentinas de forma a provocar movimentos involuntários, sem ter uma causa é necessário procurar um neurologista.
Problemas de visão
Quando uma pessoa tem de repente grande dificuldade de enxergar, pode ser causado pelo sistema nervoso e é um sinal de que a visão deve passar por uma avaliação. Um oftalmologista poderá fazer o primeiro atendimento e determinar se é necessário procurar um Neurologista.
Problemas de memória ou confusão
As pessoas não tem memória de elefante, mas às vezes pode ocorrer de a pessoa apresentar problemas externos de memória, com alterações de personalidade, confusões e problemas na fala é um indício de que você precisa se consultar com um Médico Neurologista. Afinal, esses são sintomas que podem ser causados por distúrbios que podem ser causados por problemas na coluna vertebral, nos nervos e no cérebro.
Quando algum dos problemas acima citados surgir, você deverá procurar um Médico Neurologista para que possa ser feito o diagnóstico e tratamento da doença.