A Nefrologia é uma parte da área médica responsável por diagnosticar e tratar problemas que afetam a área do sistema urinário, em especial os rins. O Médico Nefrologista trata com exclusividade problemas nos rins. O tempo que uma pessoa precisa para se tornar médico Nefrologista é de 10 anos de estudos, sendo que 6 anos no curso médico, dois anos de residência médica e mais dois anos em estágio em Nefrologia.
Atividades de um médico Nefrologista
Um médico Nefrologista trata de inúmeras doenças, todas voltadas para o sistema urinário, entre elas destacamos as seguintes:
- Prevenção de doenças renais;
- Diagnóstico e tratamento de hipertensão arterial (pressão alta);
- Diagnóstico e tratamento de infecções urinárias;
- Diagnóstico e tratamento de nefrites;
- Diagnóstico e tratamento de litíase renal (pedra nos rins);
- Diagnóstico e tratamento de doenças renais císticas;
- Diagnóstico e tratamento da doença renal crônica;
- Diagnóstico e tratamento da lesão renal aguda;
- Hemodiálise;
- Diálise peritoneal;
- Transplante renal.
Quando se consultar com um Nefrologista?
A primeira consulta com um Nefrologista deve ser indicada pelo Urologista, quando o problema não mais envolve a área dele. Quando o paciente chega ao médico com queixas de dores fortes nas costas, dor ao urinar, cólicas, alterações na urina, como cor diferente, cheiro forte, urina com espuma, espuma na urina ou sangue.
O Médico Nefrologista irá examinar o paciente, pedir alguns exames e diagnosticar o problema para depois dar início ao tratamento. Vale lembrar que existem inúmeras doenças renais, algumas com mais gravidade e outras com menos. Dessa forma o tratamento dessas doenças pode ser feito com medicamentos, ou com cirurgia e em alguns casos pode ser necessário a remoção do rim (nefrectomia).
Tipos de doenças renais
Como já foi dito acima, existem muitos tipos de doenças renais, entre elas destacamos as mais frequentes:
Cálculo renal (pedra no rim): é quando se formam cálculos ou pedras dentro dos rins, que ocorre através da filtragem das impurezas do sangue, que acabam se acumulando nos rins. As pedras ou cálculos causam muita dor e devem ser tratadas rapidamente. As pedras podem ser eliminadas pela urina através de medicamentos ou em procedimentos cirúrgicos.
Insuficiência renal: é quando um rim ou os dois se enfraquecem, geralmente o que ocorre essa fraqueza é um trauma ou por diabetes.
Cistos: são bolhas que começam a surgir nos rins a partir dos 40 anos. O cisto renal é cheio de líquido, e quando ficam em um determinado tamanho, podem provocar dor e passar para uma doença chamada doença renal policística.
Tumor nos rins: os tumores nos rins são doenças raras e geralmente malignas. O câncer nos rins pode evoluir a partir de metástases de câncer em outros órgãos.
Saiba quem todos os casos citados acima, quando o diagnóstico é feito de forma precoce as chances de cura são muito grandes, por isso não deixe de escutar os sinais que seu corpo envia e procurar um Nefrologista assim que possível para fazer o diagnóstico correto e o tratamento da doença. Dessa forma você estará se livrando de ter que tirar um rim.