Cirurgia Vascular

[rank_math_breadcrumb]

A cirurgia vascular é uma especialidade médica que diagnostica e faz tratamentos, inclusive cirúrgicos em doenças que acometem as artérias, veias e vasos linfáticos. Quando o assunto é especialidades médicas, podemos contar com um vasto número delas, cada uma com suas características marcantes e indicações.

Por causa dessa grande quantidade de especialidades, fica difícil saber em que cada uma delas é responsável, e com a cirurgia vascular ocorre o mesmo. Mesmo sendo muito conhecido por quem sofre com varizes, essa especialidade engloba todo tipo de cuidados dos vasos sanguíneos.

Por isso criamos esse post para ajudar você a entender melhor sobre a cirurgia vascular.

Para que é indicada a cirurgia vascular?

A cirurgia vascular é indicada a tudo que envolve o sistema circulatório, abrange doenças como aneurismas de aorta e aterosclerose. As únicas partes do corpo que ela não engloba é o cérebro e o coração, que são tratados por especialistas como neurologista (cuida do cérebro) e cardiologista (cuida do coração).

Quais os principais tipos de cirurgias vascular?

Entre as doenças que englobam o sistema linfático, as veias e as artérias, veja abaixo as que são mais tratadas por essa especialidade:

Varizes

Dentro da área da cirurgia vascular a cirurgia de varizes é a mais realizada, pois ela é causada por defeitos que surgem nas paredes das veias. Elas são aumento ou dilatação nas veias que ficam nas pernas, elas ficam de forma anormal. As varizes incomodam e podem causar inchaço nas pernas e pés, dores e queimação. Geralmente as varizes são hereditárias, mas em casos de sedentarismo elas tendem a surgir, na gravidez e a obesidade podem agravar o problema.

Aterosclerose

Aterosclerose ocorre quando há o acúmulo de gordura e outras substâncias grudadas nas paredes das artérias ocorrendo o entupimento das mesmas, que dificultam o fluxo sanguíneo e pode consequentemente, afetar a irrigação de sangue em outros órgãos do corpo humano. Essa falta de irrigação pode desenvolver problemas graves como o infarto e o AVC. Confira alguns dos principais fatores de risco:

  • má alimentação;
  • obesidade;
  • sedentarismo;
  • hipertensão;
  • diabetes;
  • tabagismo.

Aneurisma

O aneurisma é uma dilatação que ocorre nas artérias que podem ser de inúmeras causas, como por exemplo: traumas, doenças vasculares ou quando as paredes dos vasos sanguíneos ficam fracas.  Os aneurismas podem ocorrer em vários locais, como: cerebrais, da aorta toráxica e da aorta abdominal.

Também podem ocorrer decorrentes de fatores de risco, como: diabetes, histórico familiar, má alimentação, hipertensão, colesterol, entre outros.

O aneurisma é uma das doenças de maior urgência dentro da cirurgia vascular, pois quando acontece de um vaso se rompe pode levar o paciente a morte.

Trombose venosa

O corpo humano tem coagulação do sangue que é feita de forma natural e que se faz muito importante quando ocorre um trauma, um corte, que possa ocorrer um sangramento. Porém, quando esse processo de coagulação acontece dentro de uma veia, pode ocasionar uma obstrução do vaso. Pode também ocorrer de o vaso se desprender e chegar até outro órgão vital, o pulmão e pode desenvolver em uma embolia pulmonar, um grave problema, que pode levar a óbito.

Apenas o médico cirurgião vascular pode fazer o tratamento através de cirurgia nos pacientes.

Entre em Contato