Cirurgia oncológica ou oncologia cirúrgica é um ramo da medicina que trata tumores benignos e malignos.
A cirurgia oncológica é um dos principais tratamentos para o câncer e pode ser feita sozinha ou em conjunto com outros métodos para curar o câncer como a quimioterapia e a radioterapia. Quando o diagnóstico do câncer é feito de forma precoce as chances de ter cura são muito grandes, porém só podem ser realizados em tumores que são sólidos. Nos casos de leucemia e de linfomas ele não é possíve
Tratamento através de cirurgia oncológica
O primeiro tratamento curativo dos tumores é a cirurgia, porém há casos em que não é possível remover a massa cancerosa, entretanto, pode ser ofertada uma melhor qualidade de vida ao paciente.
Porém, quando só a remoção do tumor não proporciona a cura da doença é recomendado o uso de outros tratamentos, como já foi mencionado acima, a quimioterapia e a radioterapia.
Para quem a cirurgia oncológica é recomendada?
A cirurgia oncológica é recomendada para todos os pacientes que apresentarem tumores sólidos, no entanto, tem alguns tipos de câncer que não podem ser tratados com cirurgia, como o câncer de canal anal.
Saiu um estudo muito interessante, onde diz que em 59% dos casos de câncer diagnosticado de forma precoce, pode ser curado com cirurgia oncológica. Dessa forma milhares de pacientes com câncer que tiveram o diagnóstico feito precocemente conseguiram obter a cura somente com a remoção do tumor.
Cuidados com a cirurgia oncológica
Esse é um tipo de cirurgia bem diferente de uma cirurgia benigna, isso faz com que seja necessário ter muita atenção por parte do cirurgião, da equipe médica e paciente.
É muito importante que o paciente tenha realizado todos os exames pré-operatórios para se preparar para a liberação da cirurgia. Só após a liberação do paciente é que as questões cirúrgicas são avaliadas.
Após a cirurgia o médico Oncologista define o tipo de tratamento que o paciente deverá fazer para obter a cura da doença, caso o procedimento cirúrgico não seja suficiente.
Enquanto o médico está fazendo a cirurgia, deverá ter cuidados especiais, como: não mexer além do necessário no tumor, e fazer a reposição do material;
O material que o médico usa para fazer a cirurgia oncológica é diferente do que ele usa para fazer os pontos na pele. As luvas também devem ser trocadas;
É importante que o médico esteja atento às margens e aos órgãos que estão próximos ao tumor e às margens do mesmo. A margem de segurança é aquela que precisa ser removida para que não fique nenhuma célula cancerosa, a margem varia entre 3 milímetros e 10 centímetros. Também é importante observar se o paciente não perdeu muito sangue durante a cirurgia oncológica, para fazer a reposição, se necessário;
Depois que a cirurgia oncológica é feita, o paciente precisa seguir todas as recomendações médicas para que as chances de ocorrer complicações sejam mínimas.
Ao retornar para casa é importante que o paciente siga todas as recomendações médicas relacionadas às medicações e a alimentação, bem como o tipo de atividade que pode ser realizada.