Cardiologia é a especialidade que trata as doenças acometidas no coração. Cada vez mais pessoas estão sofrendo do coração, pois o sedentarismo e a má alimentação acabam sobrecarregando o órgão mais importante do corpo, o coração. Isso faz com que a cardiologia tenha muito mais importância na vida das pessoas.
Como atua o médico cardiologista?
O médico cardiologista é um especialista em sistema cardiovascular, que compreende veias, artérias e o próprio coração. O médico atua fazendo o diagnóstico da doença e o tratamento, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Outro fator que é bastante relevante a ser levado em consideração é o fator genético da pessoa, o histórico de saúde do paciente e de sua família, os sintomas que o mesmo relata ao médico e o resultado dos exames que foram prescritos.
Quais as principais doenças do coração?
O coração é um órgão vital para o corpo humano, quando ele não está bem o corpo todo sofre podendo levar até a morte. Entre as doenças mais comuns do coração destacamos as seguintes:
Angina – a doença se caracteriza por dor forte no peito que ocorre pela falta de oxigenação no coração. Pode acontecer em repouso, ou quando a pessoa passa por um esforço muito grande.
Falta de ar, arritmia e cansaço, são os sintomas mais comuns da Angina.
Arritmia cardíaca – é quando o coração bate de forma acelerada ou descompassada. Provoca desconforto grande, suas causas podem ser após esforço extremo, ansiedade, situação estressante, problemas na tireoide ou anemia.
A arritmia pode ser causada por excesso de café, ou por medicamentos.
Arteriosclerose – doença conhecida por endurecimento das artérias, ela acontece quando as artérias que levam o sangue para o corpo se tornam estreitas e endurecidas. A doença geralmente ocorre com a idade, mas problemas como colesterol e gordura no sangue também podem acarretar em arteriosclerose.
Cardiomiopatia – ocorre quando o coração inflama e aumenta de tamanho. Com a doença, o tecido do coração estica e ele perde força para bombear o sangue da intensidade necessária. Esse problema pode levar a pessoa a ter um ataque cardíaco.
Ter pressão arterial alta por um longo período de tempo, pode levar a cardiomiopatia. Tem também os casos de cardiomiopatia congênita.
Hipertensão – quando o coração bate ele bombeia o sangue para o corpo causando uma pressão sobre as artérias. Quando essa pressão fica muito forte, ocorre a hipertensão arterial, que pode levar a pessoa a ter uma série de outras doenças que podem ser prejudiciais.
Infarto – O infarto do miocárdio ocorre quando há um bloqueio no fluxo de sangue no coração por um período muito longo e acaba matando o coração. Esse problema pode levar a pessoa ao óbito, por isso, ao sentir os primeiros sintomas, é muito importante procurar a emergência.
Insuficiência cardíaca – ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo. Esse pode ser um problema crônico que vai afetando a pessoa por anos e causando problemas em um ou nos dois lados do coração.
Os sintomas mais comuns são cansaço, seja em repouso ou em movimento, aumento de peso, braços e pernas inchados, abdômen inchado, palpitações, entre outras.