Artroscopia Tuneo Carpo

[rank_math_breadcrumb]

A Síndrome do Túnel do Carpo ocorre pela compressão do nervo mediano, responsável por controlar a sensibilidade da palma dos dedos da mão e enviar impulsos nervosos para os músculos que mexam os polegares. Essa compressão se dá pela diminuição do tamanho do “túnel”, que é um canal estreito por onde passa este nervo dentro do punho ou aumento do volume dos tecidos que passam pelo seu interior.

As causas desta doença podem ser movimentos relacionados ao esforço repetitivo, alterações hormonais como menopausa e gravidez, diabetes, artrite reumatóide, doenças da tireóide, etc.

A incidência ocorre mais em mulheres que em homens. Os principais sintomas são:

  • Formigamento noturno na mão;
  • Dor, podendo irradiar dos dedos até o ombro e acompanhada com a sensação de peso ou cansaço no antebraço;
  • Sensação de choque ao tocar o punho;
  • Perda da sensibilidade ou atrofia na ponta dos dedos.

O tratamento pode ser conservador e, em casos graves, cirúrgico. Umas das opções cirúrgicas é a artroscopia do punho, considerada como procedimento minimamente invasivo, em que o neurocirurgião realiza pequenas incisões para descomprimir o nervo mediano com auxílio de um artroscópico. Este instrumento possui uma câmera acoplada que transmite as imagens em tempo real em um monitor. O paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia e a recuperação pós-operatória se torna mais rápida.

Entre em Contato