O que é Angiologia?
Angiologia é a especialidade do sistema circulatório, as principais causas de mortes no Brasil são as doenças do aparelho circulatório, entre elas temos: Infarto do miocárdio, Acidentes Vascular Cerebral (AVC) e Hipertensão Arterial. Essas doenças são as que mais matam no Brasil, o que acomete essas doenças é a hereditariedade, e pessoas que não possuem hábitos saudáveis.
Como evitar os problemas circulatórios?
Para evitar problemas circulatórios é importante ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e fazer consultas periódicas com um médico Cardiologista, pois ele vai diagnosticar possíveis doenças cardiovasculares, antes que os primeiros sintomas apareçam.
A Angiologia é uma especialidade clínica responsável por tratar dos vasos sanguíneos e linfáticos, ela auxilia na prevenção, investiga se existe alguma doença e também é responsável pelo tratamento de doenças que estão relacionadas à veias e artérias, por intermédio de exames e tratamento com medicamentos, que não precisem de um procedimento cirúrgico.
O que faz um Angiologista?
O médico Angiologista é um especialista responsável na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças do aparelho circulatório, em geral, como por exemplo as tromboses e varizes.
O médico Angiologista não faz procedimentos cirúrgicos, ele auxilia e faz tratamento em pessoas que desenvolvem doenças do sistema circulatório em geral, quando o tratamento não exige procedimentos mais invasivos, como a cirurgia, por exemplo.
As pessoas que buscam se consultar com um médico Angiologista são aquelas que apresentam sintomas como dor, inchaço, dormências nos braços e pernas, queimação, veias saltadas ou com aparência azulada, entre muitos outros sintomas que podem estar relacionados ao sistema circulatório.
Como a angiologia auxilia nos tratamentos
Pode ocorrer de a doença nos vasos sanguíneos não apresentar sintomas e através do diagnóstico realizado pelo médico comprovar a existência da doença. O médico faz uma investigação detalhada de vasos e veias, para tanto é preciso fazer alguns exames como:
Fluxometria ultrassônica – é indicada para verificação de aneurismas em vasos e artérias;
Eco doppler – é muito comum em casos de varizes, para verificar a anatomia de artérias e vasos e o fluxo sanguíneo;
Tomografia – esse é um exame feito de diagnóstico de imagens computadorizadas de precisão milimétrica que mostra imagens mais nítidas de vasos sanguíneos;
Fotopletismografia – é um exame indolor, rápido e complementar para o diagnóstico de varizes através da avaliação da insuficiência venosa e falha na bomba periférica.
Quais doenças esses exames podem diagnosticar?
Esses exames servem para o diagnóstico e tratamento de doenças que fazem parte do acompanhamento clínico da especialidade de angiologia, algumas delas são:
• Arteriosclerose, caracterizada pelo excesso de gordura e outros elementos nas artérias diminuindo a irrigação de sangue no corpo;
• Insuficiência Vascular Cerebral que pode levar ao AVC;
• Problemas de coagulação do sangue com obstrução de veias profundas (Trombose Venosa Profunda);
• Dilatação das artérias com riscos de rompimento (Aneurisma Arterial);
• Inflamação dos vasos sanguíneos (Vasculite).
A Angiologia é muito importante para cuidar do sistema circulatório, uma vez que ele é o responsável pelo maior número de mortes no Brasil, portanto consultar um médico Angiologista, a cada seis meses pode fazer a diferença entre a vida e a morte das pessoas.