Silhueta rosto de perfil computadorizados mostrando as ligações cerebrais

As doenças neurovasculares consistem em disfunções que afetam artérias e veias do sistema nervoso central. O AVC  (Acidente Vascular Cerebral), por exemplo, está entre as doenças que mais mata no mundo.

Entretanto, as doenças neurovasculares não se restringem ao AVC: existe uma série de outras disfunções que acometem o cérebro, capazes de provocar sequelas e danos irreversíveis à saúde do paciente.

Principais Doenças Neurovasculares

  • AVC Isquêmico
  • AVC Hemorrágico
  • Aneurisma Cerebral
  • Malformações Arteriovenosas
  • Obstrução de Carótida.

As Doenças Neurovasculares podem ser prevenidas através de um acompanhamento neurológico regular, além da decisão de hábitos saudáveis do paciente. E também através do controle pressórico, glicêmico, de colesterol e de triglicerídeos, aliado a exames de rastreio, tais como: eletrocardiograma, ecocardiograma, tomografia, ressonância de crânio, doppler transcraniano, entre outros.

O tratamento endovascular das doenças circulatórias se faz utilizando cateteres e guias, manipulados à distância e monitorados por telas de computadores, utilizando-se do raio X. E tem como objetivos principais , minimizar o trauma cirúrgico, evitando as grandes incisões e as cicatrizes. Com isso diminui o tempo cirúrgico e o tempo de internação. Os custos hospitalares são, em geral, menores. Além do fato de propiciar tratamento para pacientes com alto risco para Cirurgia Convencional (aberta).