Nervos Periféricos

Ilustração computadorizada simbolizando os nervos periféricos do corpo humano

Os nervos periféricos são as estruturas responsáveis por levar e trazer informação ao cérebro. Podem ser divididos em sensitivos, trazem informação de temperatura, pressão, dor, motores e levam o comando do cérebro aos músculos ou mistos, isto é, apresentam funções motoras e sensitiva.

Os nervos periféricos têm muitas funções importantes, especialmente a de trazer informação ao Sistema Nervoso Central pelas vias aferentes - seja em relação ao meio externo: temperatura, dor, vibração, toque, visão, olfação, audição e gustação; seja em relação ao meio interno: posição das articulações, distensão dos tendões e ligamentos, concentração de gases no sangue e dor.

Outra função importante é a de levar estímulos do SNC para os órgãos efetores pela via eferente - relacionado a um músculo: seja para movimentação de tronco, cabeça, extremidades, olhos, seja para secretar uma substância - como lágrima e saliva. E ainda o de controlar o sistema neurovegetativo das extremidades - sudorese da pele, dilatação e constrição de vasos - pelo Sistema Nervoso Autonômico.

A reconstrução do nervo é feita por microcirurgia. Ela pode ser realizada com o apoio de um microscópio ou com lupas para ampliar a imagem da área a ser trabalhada.