O que é Acidente Vascular Cerebral (AVC)?

Homem com mão na cabeça aparentemente tendo um AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), ou derrame, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea

AVC isquêmico

AVC isquêmico ou acidente cerebral isquêmico se dá quando há uma obstrução da artéria, impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais, que morrem, essa condição é chamada de isquemia.

A obstrução da artéria pode acontecer por um trombo, que é um coágulo de sangue que se forma na parede do vaso sanguíneo. A falta do sangue, que carrega oxigênio e nutrientes, pode levar à morte neuronal em pouco horas. Por isso, o reconhecimento dos sintomas e encaminhamento rápido ao hospital são atitudes fundamentais.

AVC hemorrágico

O AVC hemorrágico pode se manifestar como hemorragia subaracnóide ou hemorragia cerebral (intraparenquimatosa). A primeira ocorre quando há extravasamento de sangue para o espaço subaracnóideo, geralmente por ruptura de aneurisma intracraniano. A hemorragia cerebral é a principal forma de AVC hemorrágico e usualmente está associada à hipertensão arterial.

Desenho gráfico com estatísticas sobre o AVC

AVC tem tratamento quando a pessoa é atendida rapidamente após um AVC, suas chances de sobreviver e ter menos sequelas são maiores.

Casos de emergência (21) 99649.4157