Neurovascular

As doenças neurovasculares consistem em disfunções que afetam artérias e veias do sistema nervoso central. O AVC  (Acidente Vascular Cerebral), por exemplo, está entre as doenças que mais mata no mundo.

Entretanto, as doenças neurovasculares não se restringem ao AVC: existe uma série de outras disfunções que acometem o cérebro, capazes de provocar sequelas e danos irreversíveis à saúde do paciente.


Principais Doenças Neurovasculares: AVC Isquêmico, AVC Hemorrágico, Aneurisma Cerebral, Malformações Arteriovenosas, Obstrução de Carótida.

As Doenças Neurovasculares podem ser prevenidas através de um acompanhamento neurológico regular, além da decisão de hábitos saudáveis do paciente. E também através do controle pressórico, glicêmico, de colesterol e de triglicerídeos, aliado a exames de rastreio, tais como: eletrocardiograma, ecocardiograma, tomografia, ressonância de crânio, doppler transcraniano, entre outros.

O tratamento endovascular das doenças circulatórias se faz utilizando cateteres e guias, manipulados à distância e monitorados por telas de computadores, utilizando-se do raio X. E tem como objetivos principais , minimizar o trauma cirúrgico, evitando as grandes incisões e as cicatrizes. Com isso diminui o tempo cirúrgico e o tempo de internação. Os custos hospitalares são, em geral, menores. Além do fato de propiciar tratamento para pacientes com alto risco para Cirurgia Convencional (aberta).